Tecnologia Y

Yonos Blog

Devolo dLAN 1200+ WiFi ac

Devolo dLAN 1200+ Wi-Fi ac | Internet a toda a velocidade

Deixe um comentário

www.yonos.pt

[Texto por Jorge Gonçalves, em Áudio & Cinema em Casa]

A tecnologia Powerline tem ganho mais e mais adeptos nos últimos anos, ao mesmo tempo que o Wi-Fi é algo que pode ser considerado como dado adquirido em qualquer local onde se utilizem computadores. Pois a devolo, um dos fabricantes que mais tem apostado no Powerline, resolveu matar dois coelhos com uma só cajadada e lançou o adaptador mais rápido do mundo, simultaneamente equipado com a capacidade de transmitir dados via Wi-Fi em simultâneo nas frequências de 2,4 e 5 GHz, a uma velocidade muito próxima de 1,2 Gb/s.

Devolo dLAN 1200+ WiFi ac

Devolo dLAN 1200+ WiFi ac

O aumento de velocidade e a estabilidade conseguida neste novo adaptador assentam na utilização da tecnologia range+ da devolo, com capacidades MIMO (Multiple In Multiple Out). Esta tecnologia usa todos os três condutores (fase, neutro e terra) do cabo de alimentação em simultâneo para a transmissão de dados e, além disso, um sistema de acoplamento patenteado, usado apenas nos adaptadores devolo, oferece máximo alcance e estabilidade.

A panóplia de possibilidades oferecida por este novo dispositivo da devolo abre um vasto conjunto de possibilidades a todos aqueles que estejam a pensar implementar uma rede caseira para streaming de áudio e vídeo a partir de um computador ou de um servidor NAS.

(…)

Descrição técnica e resultados de utilização

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac permite-lhe em alternativa criar a sua própria rede doméstica Wi-Fi ou complementar uma rede existente, e tudo isto com um simples premir de um botão. Com a função WPS Clone, o dLAN 1200+ Wi-Fi ac obtém os dados da rede doméstica Wi-Fi existente, o que significa que pode facilmente configurar um hotspot Wi-Fi totalmente funcional a partir de qualquer tomada da sua casa em poucos minutos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os utilizadores avançados podem ainda seleccionar uma série de funções opcionais úteis: como a encriptação WPA2 e a filtragem por endereções MAC, que pode restringir o Wi-Fi a apenas alguns terminais móveis.

O dLAN 1200+ Wi-Fi ac possui ainda duas portas LAN Gigabit, que asseguram uma ligação rápida a computadores, servidores e equipamento de electrónica de consumo de ponta, como televisores smart ou consolas de jogos.

A aplicação devolo Cockpit é uma excelente auxiliar que facilita em muito a instalação dos adaptadores e permite configurar em poucos minutos uma rede em que existam outros dispositivos devolo, pois o 1200+ é compatível com os modelos dLAN 200, dLAN 500 e dLAN 600 e com todos os adaptadores Powerline que estejam em conformidade com o standard HomePlug AV(2), o que permite ampliar ou aumentar a velocidade de uma rede já existente com a maior das facilidades.

Tendo em conta que na minha rede caseira já existiam dois outros dispositivos devolo, nomeadamente um dLAN 200 e um dLAN 500, posso comprovar a grande utilidade do Cockpit para este tipo de situações, já que todos esses dispositivos foram reconhecidos de modo quase imediato como estando incluídos na minha rede caseira. Por uma questão de manutenção dos melhores níveis de velocidade ao longo da rede optei por colocar o dLAN 1200+ Wi-Fi ac de modo a estabelecer uma ligação direta entre o router central e o servidor NAS Synology, colocando ao mesmo tempo a função Wi-Fi em funcionamento para poder cobrir uma zona da casa onde desde há algum tempo tinha problemas de intensidade de sinal, já que o sinal do router tinha que atravessar três paredes para aí chegar. E, além de ter um acesso quase a 400 Mbits/s entre os dois equipamentos dLAN+, tinha igualmente velocidades da ordem dos 200 Mbit/s recorrendo ao dLAN 500, o que me permitiu fazer o streaming de filmes para o plasma Pioneer PDP-5080 HD e de áudio de alta resolução para o meu computador portátil, no qual tenho instalado o programa JRiver, e daí para o DAC Pioneer U-05S, o qual alimentava o meu sistema de áudio.

Em termos de reprodução de áudio e vídeo tudo funcionou às mil maravilhas, sem qualquer perda momentânea de sinal e com uma excelente velocidade de transmissão de ficheiros ao longo da rede. Praticamente toda a velocidade contratada e disponibilizada pelo router (100 Mb/s) estava igualmente disponível através de qualquer dos dispositivos dLAN e, ao mesmo tempo, a rede Wi-Fi foi expandida com toda a qualidade a todos os cantos da casa.

O único senão que posso apontar foi o de pontualmente detetar que, embora o sinal Wi-Fi tivesse sempre uma forte intensidade, se perdia a ligação à internet. No entanto, como já frisei, esta foi uma situação fortuita a que não atribuo grande importância, até porque a duração foi igualmente curta.

Portanto, a única conclusão que posso aqui deixar é a de que este dLAN 1200+ é uma muito bem-vinda evolução nos dispositivos Powerline da devolo e que será seguramente uma excelente adição a qualquer rede de dados. Já não me seria fácil viver sem ele!

Este e outros Powerline da devolo podem ser comprados na Yonos, em http://www.yonos.pt/pt/produtos/redes-powerline.

Anúncios

Autor: YonosLife

A equipa da Yonos é composta por pessoas que integravam a empresa "Remote Control Systems, SA", uma unidade da "Philips" em Portugal, que se dedicava ao desenvolvimento, industrialização e fornecimento de aparelhos de comando remoto sem fios para os mercados de vídeo, áudio, setop box, pc, e de substituição (universais). Somos pessoas habituadas a entender as necessidades dos clientes, o que nos conduz no objectivo de oferecer soluções (realizadas através de serviços, produtos ou combinação de ambos) que estejam focalizadas nas necessidades dos consumidores. As pessoas da Yonos são pois as primeiras a aferirem do valor do que queremos oferecer ao mercado. Segurança, economia, conforto, entretenimento, utilidade são os fins. Pessoas, processos, produtos, tecnologias são os meios. www.yonos.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s